Pesquisa

Google
 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

FitoCalculos 1.1.0

ATENÇÃO: - O FitoCalculos foi actualizado no dia 7/03/09 pelas 1h, esta acualização inclui a identificação do polverizador e o intervalo de segurança do produto fitossanitário nas listas geradas. Ésta nova funcionalidade incrementa uma maior segurança e rigor no tratatamento fitossanitário.
Recomenda-se que realize a actualização do FitoCalculos, efectuando novamente o download !

FitoCalculos 1.1.0 é uma ferramenta muito util para todos os agricultores, jardineiros e operadores em geral, que tenham necessidade de fazer a preparação de caldas com produtos fitossanitários.




É uma ferramenta muito simplificada muito simples de utilizar, e efectua todos os calculos necessários para se saber qual a quantidade de produto fitossanitário necessário a colocar no pulverizador que se vai utilizar, consegue-se tambem criar uma lista de produtos, quando há a necessidade de utilizar varios produtos na mesma aplicação, lista essa que se pode armazenar num ficheiro .txt e a possibilidade de imprimir essa mesma listagem.






Para que esta ferramenta seja eficaz é necessário fazer um ensaio em branco (consiste em fazer uma simulação do tratamento numa determinada área, utilizando só água, por forma a saber qual o debito do pulverizador nessa mesma área) , para que possa ser calculado o debito por ha do pulverizador, para isso é necessário saber os seguintes dados:


ÁREA - É necessário saber a área (0) utilizada no ensaio, comprimento x largura. O FitoCalculos 1.1.0 tem uma ferramenta que calcula a área bastando introduzir os dados pedidos. (1)
DÉBITO - É a quantidade de água que foi gasta na área do ensáio. (2)


O FitoCalculos 1.1.0 tem a possibilidade de usar varias unidades de medida, cm2, m2 e ha para as áreas e ml, cl, L para os débitos. Automáticamente o FitoCalculos 1.1.0, calcula o respectivo debito por ha do pulverizador em litros/hectare. (3)


O segundo passo será identificar o produto fitossanitário que irá ser utilizado, sendo necessário e FUNDAMENTAL LER O ROTULO DO PRODUTO E LER TAMBÉM A FICHA TECNICA DO MESMO. Depois é só introduzir o seu nome comercial (4), ex:"MataErva", o seu tipo (5), ex: "HERBICIDA", a dose indicada para o efeito desejado (6), indicar qual a unidade de medida da dose , ex: ml, cl, L, g, Kg (7), indicar qual a unidade de medida respectiva -x/hl ou x por 100L de água ou então x/ha (8), ex: " 400g /hl", " 1,5 L /ha ", e indicar o respectivo INTERVALO DE SEGURANÇA em nº de dias (9), ex: "uma semana"= 7 dias , quando não tem = 0 dias.


O terceiro passo será a indicar a capassidade, em litros, do pulverizador que vai ser utilizado (10), a sua identificação (11), ex: "pulverizador de dorso de latão", "pulverizador com turbina rebocado da marca xxxx", etc.


O quarto passo será a identificação da cultura (12), ex: "Vinha", "Rosas", "Oliveira", "Relva", etc; e da respectiva parcela (13), ex: "Cardinal", "vinha do monte", "canteiro nºx", "jardim do António", etc.


Depois de reunidos estes dados basta calcular (14) a dose de produto a colocar no pulverizador, e a dose a colocar no pulverizador irá aparecer (18).


Se necessitar de utilizar mais do que um produto no mesmo tratamento poderá criar uma lista de produtos (15), depois para introduzir os outros produtos basta repetir o segundo passo, e depois clicar em calcular (14), depois voltar a adicionar à lista (15). Não se esqueça de ver se os produtos que vai utilizar são COMPATIVEIS ou não. (Nota: se faltar dados (ex: nome do produto, entrevalo de segurança, etc, os dados não são inseridos na lista. Se o produto fitossanitário for o mesmo não será inserido na lista mesmo que tenha doses diferentes)


Por fim basta imprimir (16), quer tenha criado uma lista de produtos quer tenha só um unico produto. Nesta altura irá ser criado um ficheiro .txt, com o nome da cultura, com o nome da parcela e a data, ex: "vinhacardina24-02-2009.txt", na pasta "Saida", que está dentro da pasta onde o programa foi instalado. Depois irá ser aberto pelo Internet Explorer, para ser visualizado, e ai terá a oportunidade de imprimir .


Para limpar todos os dados introduzidos clicar em limpar (17).


O valor da dose a colocar no pulverizador (18) é arredondada à 2ª casa decimal sendo por exemplo 1,234 =1,23 e 1,235 =1,24. Se necessitar de fazer um tratamento com a maior precisão possivel deverá alterar a unidade de medida da dose por forma a obter um numero mais preciso, ex: em vez de usar 1Kg usar 1000g, em vez de usar 1l, usar 1000ml.

É necessário ter em conta que os dados que são pedidos são obrigatorios, se os campos não estiverem devidamente preenchidos é natural que ocorra um erro no programa, ou então a função que é pedida não se realiza, para ultrapassar esta questão o FitoCalculos foi actualizado, mas para que seja garantido o bom funcionamento do programa deve-se preencher todos os campos.

O download já está disponivel no Kerodownload.com no seguinte link -
http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-25508.html


Este software é 100% portugues, e 100% gratuito, mas tem que ser activado. Para isso basta criar um comentário e colocar o nº do programa, ex: {ACCB123C-4353-49DB-89CA-BCAB69B9E273}, e na resposta enviarei a respectiva chave , ex: 21673-3842-6765-1251-7811

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Sr. Sérgio

O erro foi resolvido, segui exatamente os passos indicados no email e já está, muito obrigado.
Quero agora proceder à sua activação, o registo do produto é o seguinte:
{D6A89615-F197-40A1-9630-7079709CFA6E}.
Mais uma vez muito obrigado.
Nuno Melro

Sergio Santos disse...

Sr. Nuno Melro

Tive muito gosto em ter conseguido ajudar.
A sua chave é:

33978-9529-8912-6399-6892

Agora basta copiar a chave e colar na caixa de texto da janela de activação.
O seu programa FitoCalculos ficará pronto a funcionar.

Se sentir alguma dificuldade não deixe de me contactar.

Desde já obrigado
Sergio Santos

Anónimo disse...

activação para mycdic numero é 4a8c1e18-4f9c-4086-835f-50ced939c34d

Sergio Santos disse...

Boas!

Desde já agradeço por ter feito a activação do MyCdic.

A sua Chave é:
30595-5547-5535-9125-7992

Caso tenha algum problema com a activação não hesite em contactar-me.
Cumprimentos
Sergio Santos